segunda-feira, 3 de abril de 2017

Anarco Capitalismo versus anarco Socialismo.



Fazia um tempinho que eu não postava nada neste blog. Foi uma longa jornada até aqui de aprendizado e pesquisa. Comecei postando minhas indignações contra a agenda de esquerda que visam destruir a família, e logo percebi que a guerra é político-ideológica. Hoje vou escrever sobre mais uma questão que envolve política e educação.
No Brasil vemos diversas bandeiras políticas nos protestos recentes. E por que isso? Porque temos um grande espectro de posicionamentos políticos a direita e a esquerda. O Brasil acabou de se reconhecer conservador embora seja dominado por partidos de esquerda. A maioria nem sabe o que é ser de direita ou esquerda. Desde os anos 60 para cá (2017) houve intensa infiltração comuno/socialista na rede de ensino e a falsificação da história juntamente com a doutrinação esquerdista foi inevitável. Os estudantes saem do ensino médio sem saber que existe um espectro político, quais são os diferentes posicionamentos e qual a forma de governo vigente. Aprendem a tola lição mentirosa de que socialismo é o contrário de capitalismo – sim, livros do MEC ensinam isso! Mas desde que apareceram grupos no Brasil com uma orientação autoproclamada “a direita”, houve um imenso alvoroço para conhecer os outros posicionamentos políticos. Grupos como o MBL – Movimento Brasil Livre – que pregam o liberalismo em um posicionamento anarco capitalista. É de criar confusão, porque é comum vermos bandeiras do anarquismo nos protestos de esquerda. Enquanto uns se dizem anarco capitalistas outros se dizem anarco socialistas. Vejamos:
O anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquias e dominações que podem expressar-se nos campos políticos, econômicos, religião, sociedade, cultura etc. Ele prega uma reestruturação das relações humanas através do pensamento crítico e superação da ordem social. Em resumo, anarquismo significa ausência de governo.
Baseado no princípio da ausência de governo – que por sinal tem uma longa história – surgem duas vertentes. O anarco socialismo e o anarco capitalismo. O anarco socialismo tem em comum com o capitalista apenas a ausência de governo, pois ele é a favor da abolição não apenas do estado, mas do livre mercado, do dinheiro e da propriedade privada. Acreditam no coletivismo e a nas relações de solidariedade e partilhamento de bens – podemos definir em poucas palavras que é uma forma de socialismo sem a presença do estado. No entanto para que seja possível é necessário que os indivíduos desistam da sua individualidade para força-la ao interesse da coletividade. O anarco socialismo é um posicionamento a esquerda. Curiosamente essa forma política foi praticamente exterminada pelos comunistas, pois a esquerda tem a mania de exterminar os oponentes ideológicos.
O anarco capitalismo, apesar do nome, não se identifica com a forma tradicional de anarquismo, exceto pela pregação da ausência de governo. Tem mais haver com uma releitura do liberalismo clássico que prega a limitação do estado em poderes e funções. No conceito de estado limitado (liberalismo clássico) o governo só tem três funções e nada mais, que são elas; segurança, justiça e infraestrutura pública. Para os ancaps, a ausência do estado é substituída pelas relações de interesse privado, o imposto é abolido com a ausência de manutenção do estado e os direitos naturais são adotados a partir do principio da não agressão ao outro. O anarco capitalista acredita no livre mercado e nas livres associações sem interferência.

Agora pra deixar essa discussão mais curta vou pontuar um conceito interessante para dividir o espectro sem ter que apelar para o quadrado de Nolan. A definição é a seguinte; quanto mais estado menos direitos individuais e mais a esquerda você estará; quanto menos estado, mais direitos individuais e mais a direita do espectro você estará.  Finalmente o anarco capitalista prega a livre associação pelo voluntarismo e o anarco socialismo prega a coletividade forçada, ou seja, seus direitos serão colocados de lado em nome da coletividade. Voluntarismo versus Coletivismo forçado. 

6 comentários:

  1. Pessoa, o MBL não tem posicionamento anarcocapitalista. Eles são estritamente liberais

    ResponderExcluir
  2. MBL ANCAP? É o mesmo que Lula ser a favor da família e dos direitos individuais.

    ResponderExcluir
  3. Mano de coração. Morra. Nunca vi escrever tanta baboseira. Falando que MBL é ancap ainda... Está longe de ser. Não sei para que colocar tanta coisa distorcida, querendo confundir as pessoas, com uma opinião tendenciosa. As pessoas que você está tentando enganar, só precisam usar a barra do Google para achar fontes na internet e ver como você é um idiota. Seu "lugar no inferno" esta guardado. Adeus (ou não).

    ResponderExcluir
  4. MBL LIBERAL??????????? O KIM KATABOSTA TA LONGE DE SER ANCAP KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir