sexta-feira, 17 de abril de 2015

Em defesa do conservadorismo. O conservador é defensor das liberdades individuais, da paz e do mercado livre.

Para um esquerdista que joga com essas caricaturas toda direita é necessariamente má. O que nos leva a pergunta; toda esquerda é necessariamente boa? E a herança maligna e destruidora da esquerda? Na interpretação do escritor e observador político a melhor definição para um direitista é; "alguém que não aceita a lei ser solapada pra criar justiça social". 





Quem já teve o desprazer de discutir com um robozinho esquerdista já deve ter colecionado uma gama de xingamentos tais como fascista, nazista, retrógrado, maniqueísta, alienado e etc. A ideia que se tem de conservador no Brasil é caricaturada. Os defensores da onda de destruição de valores em favor de um suposto avanço - não sei pra onde - quer incutir o estigma de que ser conservador é querer conservar as injustiças, conservar a miséria, a fome, a pobreza e por fim o mais absurdo, querem rotular o conservador de defensor e a favor de ditaduras - não há nada que seja mais bizarro do que esta última definição. Mas  o que significa ser um conservador?

Assista ao vídeo do proeminente defensor do conservadorismo Ronald Reagan, volto em seguida:




Transcrição do trecho:

- Esquerdistas pedem para que concentremos nossos sonhos e esperanças num homem. Para que confiemos que ele faça o que é melhor para nós. Minha visão de governo não põe confiança num homem ou num partido, mas naqueles valores que transcendem homens e partidos. - Ronald Reagan. 


O conservadorismo defende um governo limitado, Vejamos frase de R. Reagan:

"Liberdade é o reconhecimento de que nenhuma pessoa, nenhuma autoridade do governo tem o monopólio da verdade, mas que cada vida individualmente é infinitamente preciosa”.

Reproduzo trecho do Instituto Ordem Livre - que se define como defensores das liberdades individuais, da paz e do mercado livre. Segue o trecho:

“Essa ideia de que o governo dependia do povo, de que ele não tinha outra fonte de poder ainda é a ideia mais nova e única em toda a longa história da relação do homem com o homem. Este é o assunto dessa eleição: se acreditamos na nossa capacidade de autogoverno ou se abandanamos a Revolução Americana e confessamos que uma pequena elite intelectual em uma capital muito distante pode planejar nossas vidas muito melhor do que nós mesmos o podemos fazer.
Dizem a você e a mim que devemos escolher entre esquerda e direita, mas eu quero mostrar que não existe mais esquerda ou direita. Existe apenas para cima ou para baixo. Para cima para o antigo sonho – o máximo da liberdade individual consistente com a ordem – ou para baixo para o formigueiro do totalitarismo. Independentemente da sua sinceridade, das suas razões humanitárias, aqueles que sacrificariam a liberdade pela segurança embarcaram em um caminho descendente. Plutarco alertou, ‘O real destruidor das liberdades do povo é aquele que espalha no meio dele generosidades, doações e benefícios’.
Os Founding Fathers sabiam que um governo não pode controlar a economia sem controlar o povo. E eles sabiam que quando um governo se levanta para o fazer, ele deve usar força e coerção para alcançar seu propósito”.
Como um esquerdista que se deslocou para a direita, ele pode ser sido considerado o primeiro neoconservador. Com exceção do fato de que ele foi um esquerdista anticomunista, não um comunista como os neoconservadores originais. E o seu conservadorismo implicava tornar o governo menor, não usando um governo grande para atingir objetivos conservadores. Nós não temos esse tipo de conservadorismo em Washington hoje. [Ronald Reagan] (fonte).
Para Reinaldo Azevedo, que é jornalista e escritor alguns conceitos importantes precisam ser pontuados. Assista ao vídeo:

Para o jornalista não há problema nenhum em se definir como sendo de direita desde que não queiram rotulá-lo de defensor de Hitler ou de Mussolini que constituem os dois xingamentos expostos no inicio da postagem - nazista e fascista, respectivamente. A perspectiva de um real conservador é o conservador da liberdade e não o do autoritarismo e do estado totalitário. Para Reinaldo o próprio regime militar brasileiro que é tão acusado pela esquerda sonsa no Brasil não tinha características conservadoras. A prova disso é que Ernesto Geisel foi o maior criador de estatais do mundo (anti-libertário econômico), O problema criado é uma caricatura do que é ser de direita. Para um esquerdista que joga com essas caricaturas toda direita é necessariamente má. O que nos leva a pergunta; toda esquerda é necessariamente boa? E a herança maligna e destruidora da esquerda? Na interpretação do escritor e observador político a melhor definição para um direitista é; "alguém que não aceita a lei ser solapada pra criar justiça social". 







Nenhum comentário:

Postar um comentário